terça-feira, 16 de abril de 2013

Ciência do Saber Fazer


Ciência do saber fazer 
(Casos de Sucesso)



"Empreender com a 'Ciência do Saber Fazer'"
Técnicas e Casos.


Queremos aqui, dar de forma ilustrativa, algumas das características que definem o perfil destes gurus modernos com suas afiadas e eficazes práticas de “saber fazer” com resultados. São grandes empreendedores, os másteres na disciplina, e que identificamos aqui, como os genuínos portadores desta ciência de gestão, que denominamos “a ciência do saber fazer”. Veja em nossos blogs outros artigos sobre o desafio de empreender.

Algumas das características são a mentalidade funcional da operatividade e a capacidade de ver em projeção de cenários, que incluem muitas vezes o chamado pressentimento, este último, muito desenvolvido pelos empreendedores empíricos, “como funcionará e como ocorrerá”.

Trata-se de uma operação, de um empreendimento. Estes “craques” da ciência aplicativa do saber fazer conseguem ver com quase certeza tudo que poderá acontecer, e, em muitos casos, se utilizam da intuição, o “chamado olfato empresarial”. Damos como exemplo o caso de um amigo e empresário, Valdir. Um distribuidor e revendedor brasileiro de máquinas pesadas e com quem trabalhamos em operações de exportação nos mercados do MERCOSUL há alguns anos atrás.



Caso 01 - Intuição Empresarial:

Certa vez, num fim de tarde em Santa Marta - Colômbia, nosso amigo Valdir conversava no telefone com sua esposa em São Paulo, dando instruções para que ela retira-se de todos os bancos onde possuíam contas todo seu dinheiro e o levasse para sua casa, enquanto Luis (diretor do Salon Emprendedor) contemplava o azul turquesa das águas do complexo turístico onde estavam hospedados. A voz do Valdir ecoava cada vez mais alta, enquanto repetia “sim, sim, é claro que estou louco”. Na época, acabava de assumir como presidente do Brasil Fernando Collor de Melo. Luis e Valdir já tinham conversado a respeito de possíveis mudanças no cenário econômico com a chegada do novo presidente. Valdir na época dizia: “Esse louco vai confiscar as contas bancárias de todos os brasileiros”. Enfim, enquanto Valdir convencia a sua mulher a fazer o que ele estava pedindo, Luis revisava a agenda e compromissos dos dias seguintes, sem poder se concentrar direito, pois a voz de Valdir se tornava cada vez mais alta e o contraste da linda paisagem de Santa Marta por si só já era uma grande distração.
Mas, resumindo o final dessa história do nosso amigo Valdir, como você já deve imaginar ele “adivinhou” o cenário, pois, dois dias depois, de fato, Fernando Collor confiscou todas as contas no Brasil, incluindo as poupanças. Quando retornamos a São Paulo, já vivíamos o caos: não havia dinheiro circulante no país. Um ato de intuição e de olfato empresarial.

Outra característica dos sábios empreendedores é reconhecer que as pessoas estão no foco do seu negócio. Enxergam nos recursos humanos o seu eixo central, construtor do processo empreendedor de êxito. Sua práxis ensinou que ninguém monta nem constrói um projeto sozinho: o êxito de todo empreendimento será resultado de uma equipe ganhadora, onde o principal responsável por essa equipe é o treinador, ou melhor, dizendo,o “empreendedor”.

Um bom empreendedor é o coaching pessoal dos talentos da equipe que dirige, e, se não levar isso em conta, não existe um empreendimento que atinja seus objetivos, quanto mais o êxito. Já que para o empreendedor de sucesso, as pessoas “são a matéria prima e o produto do seu negócio” e a capitalização para expansão é a gerencia e gestão destes recursos.

Cuidar de seus talentos e cultivá-los para seu entorno é quase uma vocação, é uma metodologia em sua própria essência. Os que são apenas bons empresários administradores usam os talentos apenas como um método técnico de gestão de recursos, onde seus colaboradores o enxergam mais como um ditador de regras de jogo do que como um possível aliado que administra vantagens mútuas e temporais.

Um empreendedor com letra maiúscula tem como concepção de negócio a visão de conceito pessoal, o formar novos talentos sem temporalidade, isso é capturado pelo seu entorno e seus colaboradores, incluindo a capacidade de promover a autonomia e independência dos mesmos, que geralmente depois passam a ser seus aliados em seus novos empreendimentos. Mas, para estar junto do professor os verdadeiros colaboradores devem ser comprometidos com o empreendimento e o sucesso permanente do mesmo.



Caso 02 - Semeando Talentos:

Trabalhando em Assunção, no Paraguai, nosso Diretor Luis Quezada teve a oportunidade de conhecer um personagem: ele, proprietário da mais importante churrascaria do Paraguai. Um brasileiro desbravador e empreendedor, que chegou por essas terras contratado como empregado, e, que, enquanto dirigia seu velho Corcel destino Assunção,a fim de se apresentar para empresa que o havia contratado, já montava seu próprio “simulador de empreendimento”. Acoplou á seu sonho de auto-realização a idéia de criar seu próprio negócio nessas terras, é conseguiu, com muito sucesso, diga-se de passagem, até os dias de hoje.

Um dos segredos de sua ciência de “saber fazer”, é formar talentos, e semear um projeto pessoal para cada colaborador, apoiando assim as expectativas de realização de seus colaboradores. Hoje a maioria de seus colaboradores (empregados) que iniciaram o empreendimento com ele, já são proprietários de importantes churrascarias, casas de lanches e restaurantes espalhados por todo o país. Chegamos a conhecer pessoalmente um deles, que por sinal tem a mesma idade que nosso empreendedor brasileiro. Um fato curioso, nos conta esse ex funcionário é que todos tinham a mania de chamar esse empreendedor de “viejo” (velho), que em espanhol pode ser usado como uma espécie de apelido para “pai”. Outro fato curioso é que todos esses colaboradores estiveram em média oito anos trabalhando para este empreendedor, o que deixa claro que este cara sim, é um grande semeador de talentos.

Esperamos que vocês tenham gostado de nossa seqüência de artigos. Em breve publicaremos novos artigos abordando outras vertentes do empreendedorismo, como:

*Percepção do essencial e habilidade para extrair o aplicativo;
*SEVO: Simulador Virtual de Empreendimentos Operacionais;
*A mentalidade operacional e capacidade de ver em projeção;
*Aplicação Financeira: uma medida justa de valor para recursos e resultados;
*Aprendendo a dividir e somar com empreendimentos.

S A L O N E M P R E N D E D O R 
Brasil – Argentina – Paraguai – Chile – Equador – Venezuela.

Sede Litoral
Av. Presidente Kennedy, n° 4608 – Sl.2
Aviação – CEP – 11702-485   Praia Grande / SP
Tel.1: (55)(13) 3029-8570
Tel. 2: (55) (13) 3302-8460
Tel. 3: (55) (13) 3029-0607
Cel.1: (55) (13) 9735-2597
Email: salonemprendedor.litoral@gmail.com
            salonemprendedor@yahoo.com
Skype: salonemprendedor.litoral
             Salon_emprendedor

Sede São Paulo
Rua Vergueiro, n° 2087 – 1° andar 
São Paulo / SP
Tel. 1: (55) (11) 2805-1262
Tel. 2: (55) (11) 5087- 8810
Email: salonemprendedor.br@gmail.com
Skype: salonemprendedor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário